CRM- Método de Estratégia de Vendas

CRM- Método de Estratégia de Vendas

CRM- Método de Estratégia de Vendas

 

Muitos empreendedores desejam ter um negócio de sucesso e por isso investem em várias estratégias a fim de alcançar esse objetivo. No entanto, para obter sucesso profissional é preciso que a empresa conheça muito bem os seus serviços, seus concorrentes e o público alvo que almeja atingir, buscando utilizar métodos que irão otimizar e facilitar esse processo.

Nesse contexto, o CRM (Customer Relationship Management), que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um modelo de vendas responsável por registrar e organizar o contato do consumidor com a empresa, ou seja, através do CRM é possível armazenar dados do cliente como nome, endereço, telefone, visitas no site entre outras informações.

Muito além de um software, o CRM é um modelo estratégico que permite fidelizar seus clientes, oferendo a melhor experiência em todo processo de venda, tornando-o mais eficiente e produtivo.

 

Á medida em que as empresas vão crescendo, o uso de planilhas e agendas vai se tornando cada vez mais difícil de controlar a demanda de clientes, por isso, a adoção dessa ferramenta de gestão irá facilitar o processo de organizar todo o histórico dos clientes. Além disso, dentre outras vantagens estão:

 

  • Melhora o relacionamento da empresa com os clientes atuais;
  • Possibilita uma visão ampliada do negócio;
  • Aumenta a produtividade, com a criação de processos mais eficientes;
  • Potencializa o aumento do ticket médio dos clientes;
  • Fortalecimento da marca;
  • Atendimento personalizado de acordo com a necessidade dos clientes;
  • Fidelização dos clientes;
  • Conquista de novos clientes;
  • Melhora a comunicação da equipe.

 

Utilizar o CRM como estratégia de marketing permite entender os processos de vendas da empresa, quais os pontos do seu serviço ou produto que precisam ser melhorados, possibilitando corrigir as falhas e alavancar o fechamento dos negócios. O CRM é uma ferramenta focada 100% no cliente, e isso ajuda com que o consumidor conheça mais sobre a empresa, gerando valor à marca.

Mas é importante não confundir as estratégias de CRM com os sistemas CRM (softwares e soluções tecnológicas). Algumas empresas estão preocupadas em adquirir a melhor plataforma de CRM e acabam se esquecendo dos conceitos, pois antes de investir nessas estratégias, é preciso realizar um planejamento focado na necessidade da empresa.

Dessa maneira, a utilização do CRM estratégico resulta em um melhor planejamento das ações e comercialização dos serviços, permitindo que os processos da empresa se tornem mais organizados, potencializando os resultados dos negócios. Além de facilitar e ajudar a delimitar novos planos de ação, assim como estipular metas e cobrar resultados de cada setor e colaborador.

 

Em resumo, eles podem ser divididos em 4 tipos:

  • CRM Operacional: Responsável por registrar todo histórico do cliente e oportunidades de vendas, além de realizar o acompanhamento das atividades desenvolvidas no dia a dia.
  • CRM Analítico: Reúne os dados gerados pelo operacional da rotina de vendas, o que permite obter conclusões mais assertivas, auxiliando na tomada de decisões.
  • CRM Colaborativo: Auxilia na integração de todas as equipes, o que contribui para a captação de novos clientes.
  • CRM Estratégico: é o mais completo de todos, pois é a junção das funcionalidades do operacional e analítico. Com essa parte estratégica é possível extrair relatórios relevantes para a empresa, planejar ações de marketing, verificar a qualidade da captação dos leads e melhorar a performance de vendas, através de uma abordagem mais assertiva.

 

Caso a empresa decida implementar o método CRM é importante entender como cada tipo pode agregar no processo, pois o melhor CRM será aquele que está alinhado com a estratégia da organização.

Portanto, ao optar por um CRM, tenha em mente que além de aprender a utilizar a ferramenta, será preciso o trabalho de toda equipe para colocar em prática a estratégia de relacionamento com os clientes, para assim alcançar as metas e obter mais sucesso no mercado competitivo.

 

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br; meetime.com.br; https://bomcontrole.com.br/

Data de criação: 05/02/2021

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