Como criar um Planejamento Estratégico Eficaz

Como criar um Planejamento Estratégico Eficaz

Como criar um Planejamento Estratégico Eficaz

 

Planejamento estratégico trata-se de todo processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar os objetivos, a fim de obter sucesso e destaque no mercado competitivo. O planejamento orienta as empresas na tomada de decisões e na melhor distribuição de seus recursos, além de ajudar a definir quais as ações necessárias para alcançar as metas traçadas.

Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação do planejamento.

Sem um planejamento a empresa fica perdida, sem foco e sem compreensão sobre como chegar na meta determinada. Por isso, enxergar o potencial do negócio para sair na frente da concorrência exige esforço e um bom planejamento estratégico.

Para obter resultados positivos, é necessário o envolvimento de toda equipe, ou seja, que todos sigam a mesma visão. Mesmo que haja um líder do processo, o alinhamento e engajamento da equipe fará toda a diferença nos resultados finais. Embora as pessoas possuam opiniões diferentes, é preciso criar um ponto em comum para que não ocorram divergências que possam vir à prejudicar todo o negócio.

 

Para criar um bom planejamento estratégico é preciso definir os propósitos da organização, de maneira simples e clara, pois isso irá facilitar o entendimento da estratégia, nesse caso, deve-se dividir os objetivos e as ações práticas que deverão ser executadas. Além disso, deve-se entender as prioridades atuais e futuras do público-alvo, monitorar o desempenho do processo, treinar os gestores para desenvolver as informações e tomadas de decisões e avaliar estratégias alternativas se adaptando às mudanças do mercado, pois existem situações que não podem ser previstas.

Dessa maneira, pode-se organizar o Plano Estratégico em 5 etapas, sendo elas:

Missão, Visão e Valores: são a base da construção do planejamento, são responsáveis por definir a identidade e posicionamento da empresa diante do mercado.

 

Análise SWOT:  analisar os fatores internos e externos, entendendo qual a influência que exercem nos processos da empresa.

 

Análise PESTEL: utilizada para identificar as forças externas (macro) que afetam o negócio como fatores políticos, ambientais, sociais, tecnológicos e econômicos.

 

Definição de metas e objetivos: para definir uma boa meta ou objetivo, deve-se seguir a regra SWART, termo inglês que significa, Especifico, mensurável, alcançável, relevante e baseado no tempo.

 

Plano de ação: está relacionado à execução das tarefas, e todos os recursos necessários para colocar as metas e objetivos em prática.

 

Acompanhamento dos resultados: acompanhar os resultados é um dos passos mais importantes na realização de um bom planejamento. Afinal, é preciso monitorar se o planejado está evoluindo como o esperado.

 

Outra ferramenta importante no planejamento estratégico são as Pesquisas de Mercado, por meio delas é possível obter dados importantes sobre as necessidades do público alvo, contribuindo para tomadas de decisões mais precisas.

Contudo, para que cada etapa do planejamento empresarial tenha sucesso, é preciso estrutura-los em 3 pilares, são eles:

  • Planejamento estratégico: Refere-se ao negócio, visão geral da organização. No caso, a empresa precisa ter muito bem definido sua missão, visão e valores, que serão trabalhados à longo prazo, para engajar os colaboradores com os objetivos da empresa.
  • Planejamento Tático: Determina como a estratégia será executada. Com foco no médio prazo é destinado as áreas e departamentos da empresa.
  • Planejamento Operacional:  A curto prazo,possibilita a execuçãodas estratégias de uma forma mais detalhada, especificando as responsabilidades de cada setor da empresa.

 

Vale ressaltar que desde o início do planejamento, esses 3 pilares precisam ser analisados em conjunto e sempre atualizados. A ideia é que um pilar ofereça suporte para o outro, pois dessa maneira a empresa tende a crescer de forma sustentável e com bom desempenho.

Seguindo todos os passos corretamente, realizando um planejamento estratégico estruturado e coerente, com certeza sua empresa estará à frente da concorrência, pois conseguirá enxergar as estratégias que irão oferecer vantagens competitivas, transformando-a em referência no mercado profissional como uma empresa de sucesso!

 

Fonte: https://www.euax.com.br/ ; https://www.siteware.com.br/;  https://mindminers.com

 

Data de criação: 29/01/2021

Tags: