Mapa Estratégico

Mapa Estratégico

Desenvolvendo o Mapa estratégico da empresa

 

O mapa estratégico foi criado pelo pesquisados Kaplan e Norton, com o objetivo de auxiliar as empresas a colocarem suas estratégicas em prática. Segundo os pesquisadores: "não se pode gerenciar o que não se pode medir; e não se pode medir o que não se pode descrever". A ferramenta faz parte do método Balanced Scored (BSC), um sistema que evoluiu ao longo dos anos e agora é considerado um sistema de gerenciamento estratégico integrado e sua função é facilitar a comunicação dentro das empresas, para que ela se torne mais clara, organizada e objetiva, assim cada funcionário pode conhecer a estratégia geral da empresa e entender qual a sua importância como colaborador dentro da empresa.

Através do mapa estratégico é possível estruturar um plano de execução de acordo com a missão, os valores e a visão da empresa, sendo assim composto por quatro perspectivas que compõem as relações estratégicas gerais da empresa e interligam-se entre si, ou seja, uma interfere na outra, e que ao final contribuem para o sucesso e crescimento da empresa. As quatro perspectivas são:

 

Financeira: Essa perspectiva tem a ver com o planejamento financeiro da empresa, com o objetivo de aumentar o faturamento e diminuir gastos. Utilizando indicadores como, ticket médio, lucratividade, faturamento bruto, valor da ação na bolsa, entre outros. O equilíbrio entre os custos e as despesas, que irá definir as estratégicas de investimentos para o futuro.

Clientes: Trata-se da satisfação do cliente com relação aos serviços prestados pela empresa. Nesse caso os objetivos serão definidos em conquistar e fidelizar os clientes, apresentando novos serviços e produtos, com o objetivo de alcançar o reconhecimento dos clientes.

Processos internos:  A perspectiva dos processos internos alinha as relações entre os diferentes setores da empresa, para que os objetivos traçados nas outras perspectivas (financeira e clientes) sejam alcançados.

Aprendizagem: As estratégias de aprendizagem visualizam o desempenho organizacional, ou seja, o desenvolvimento dos colaboradores e suas habilidades, por meio de capacitações e treinamentos, e também visa aprimorar o uso de tecnologias e ferramentas para facilitar e agilizar os processos.

 

            A aplicação do mapa estratégico traz vantagens para a empresa a longo prazo, como exemplo:

  • Maior clareza sobre os processos realizados pela organização;
  • Por ser mais simples, torna-se mais fácil de entender e compartilhar com toda empresa;
  •  Auxilia no alinhamento entre os setores;
  • Aumentando a produtividade.

 

É importante ressaltar que para realizar o mapa estratégico, o planejamento deve estar com os objetivos e metas muito bem desenvolvidos. A partir disso, o mapa estratégico poderá ser elaborado de acordo com as perspectivas, de maneira que a execução de uma etapa beneficie à outra.

Mas ao decorrer do processo de execução do mapa alguns objetivos podem perder a relevância, seja por questões internas ou externas, e não tem problema desde que as alterações ou mudanças estratégicas sejam baseadas em informações precisas.

Cada organização tem necessidades diferentes, logo, é possível criar um mapa estratégico que reflita a organização, sendo comum trocar a “ordem” das perspectivas, como por exemplo, algumas empresas preferem colocar os clientes no topo invés do financeiro. Da mesma maneira que alguns objetivos podem não se encaixar dentro de uma única perspectiva. Por isso, é importante lembrar que o mapa estratégico deve refletir a organização, mesmo que para isso tenha de mudar o layout original.

Ao concluir o mapa estratégico ou Balanced Scorecard da empresa, é preciso revisar os objetivos para garantir a relação entre eles, assim como toda mudança deve ser comunicada em todos os setores a fim de reorganizar os serviços e evitar ruídos na comunicação.

 

Fonte: https://klickpages.com.br/; https://www.brandme.com.br/   https://www.fm2s.com.br/

Data de criação: 25/01/2021

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