Aplicação da Análise SWOT nas empresas

Aplicação da Análise SWOT nas empresas

Aplicação da Análise SWOT nas empresas

 

 A cada dia surgem novos negócios, tornando o mercado empreendedor mais competitivo e fazendo com que muitas empresas busquem soluções e inovações a fim de melhorar seus processos internos e externos para garantir um bom posicionamento perante ao público-alvo.  

Nesse caso, a Análise SWOT, termo inglês que significa, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), é uma ferramenta estratégica bastante utilizada nas empresas para o estudo do ambiente interno e externo, por meio da identificação dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.

Apesar de parecer simples, esse método possibilita que a organização tenha um entendimento mais profundo do mercado atual, trazendo informações mais precisas e realistas na tomada de decisão, ajudando a contextualizar a empresa em relação aos seus competidores e consumidores. Alguns benefícios de realizar uma análise SWOT incluem:

  • Ganhar insight sobre o mercado, dando-lhe uma melhor compreensão da sua concorrência, o que gera a oportunidade de elaborar um plano para criar uma posição coerente e competitiva no mercado.
  • Promover a colaboração e incentivar a troca de informações abertas entre variados setores dentro da empresa.
  • Destacar as fraquezas e fornecer aos analistas a chance de reverter
  • Ajudar a organização a reconhecer possíveis ameaças e a tomar as medidas necessárias para lidar com elas. 

A análise é dividida em duas partes sendo que, no ambiente interno serão identificados os pontos fortes e fracos, enquanto que no externo serão analisados as oportunidades e ameaças. No ambiente interno é possível identificar os recursos e capacidades que juntos se tornam uma vantagem competitiva para empresa em relação aos seus concorrentes, assim como são avaliados as deficiências e pontos fracos com relação aos mesmos.

Já no ambiente externo a análise é dividida em fatores macro-ambientais: questões demográficas, políticas, econômicas e tecnológicas, e fatores micro-ambientais: consumidores, parceiros e fornecedores, que ao serem constantemente acompanhados, permitem identificar possíveis oportunidades e ameaças à empresa, que ajudarão a desenvolver um plano estratégico eficaz e seguro.

Dessa maneira, quanto mais informações forem reunidas na matriz SWOT, mais a empresa consegue visualizar os seus pontos positivos e negativos e definir seu posicionamento estratégico, o que irá promover decisões muito mais inteligentes.

 

Data de criação: 19/01/2021

Tags: