Marketing de relacionamento deve ser implementado para “ontem’ nas empresas, afirma especialista

Marketing de relacionamento deve ser implementado para “ontem’ nas empresas, afirma especialista

Segundo uma pesquisa da White House Office of Consumer Affairs conquistar um novo cliente é de 6 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente atual. Além disso, 51% dos clientes permaneceriam comprando na empresa se ela reconhecesse e oferecesse uma gratificação pelo seu negócio, de acordo com pesquisa da Accenture. Outra pesquisa da Bain&Co revela que um cliente é 4 vezes mais propenso a comprar de um concorrente se o problema é relacionado a atendimento do que a preço ou produto.

Uma forma de evitar que o cliente compre na empresa concorrente, segundo o especialista em Marketing Digital Flávio Muniz é usar estratégias de marketing de relacionamento. Esse tipo de marketing é barato, tem um custo quase zero e gera lucro para as empresas. Muniz explica ainda que esse é o mais importante entre os 81 tipos de marketing existentes e que deve ser implementado para “ontem” pelas empresas.

“O marketing tradicional impacta novos clientes, pessoas estranhas e leads, que são possíveis clientes. O marketing tradicional, o digital, o inbound marketing impacta pessoas novas, já o marketing de relacionamento impacta clientes ativos”, explica Muniz.

Ainda sobre as diferenças entre o marketing tradicional e o de relacionamento ele diz que o tradicional foca no produto, enquanto o de relacionamento tem os clientes como peça fundamental.

Uma das estratégias de marketing de relacionamento mais rentáveis que pode ser implementada é a Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com Clientes. O CRM separa os clientes em três níveis, que são: clientes “bons”, “não tão bons” e “rentáveis”. Assim, a empresa dá mais atenção aos clientes que são mais rentáveis e para fidelizá-los pode oferecer brindes, promoções e outros benefícios.

“Diferente do que as pessoas pensam é uma estratégia extremamente rentável, porque no longo prazo ela mantém os clientes ativos na sua base de clientes. Não deixa que o cliente fuja para o concorrente e ela é extremante barata. Ele [o CRM] não é uma ferramenta e sim uma estratégia”, defende o especialista e acrescenta que fidelizar clientes é muito mais interessante que gastar dinheiro para impactar novos clientes.

O algoritmo do CRM é capaz de entender todas as necessidades de relacionamento que a empresa tem com o cliente. Ele notifica a empresa sobre quando é necessário fazer uma ligação, marcar uma reunião ou mandar um e-mail para os clientes rentáveis, para que o relacionamento seja mantido.

A estratégia é implementada em grandes empresas e algumas delas têm uma área inteira só de CRM. Mas o especialista explica que o CRM “serve para pequenas empresas, para padaria, para açougue, para todo tipo de empresa”.

Ele acrescenta que mesmo usando a estratégia, principalmente as pequenas empresas, devem ter a sensibilidade de saber quem são os clientes mais rentáveis. Para isso é importante um treinamento para empresas com palestras de marketing de relacionamento. Uma consultoria em marketing digital também é importante, porque orienta como as empresas podem realizar o marketing de relacionamento através da internet.

“Depois é só ver o ROI, retorno sobre o investimento aumentando de forma exponencial. Porque a partir do momento que o cliente não foge para a concorrência ele fica seu cliente por longo prazo e isso é cíclico”, garante Muniz e conclui que, apesar do marketing de relacionamento ser extremamente barato exige tempo e dedicação.

Fonte: Exame

Data de criação: 05/12/2018

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