Como anda a competitividade da sua empresa?

Como anda a competitividade da  sua empresa?

Sua empresa já parou para avaliar como anda sua busca pela competividade?

Após anos trabalhando com consuloria junto a pequenas e médias empresas, e assim como outros estudiosos já falam nem sempre os empresários veem o marketing como forma de agregar valor ao seu negócio, conquistar mercado e se posicionar perante a concorrência mais acirrada, questões relativas ao marketing como, o mercado, clientes e concorrência, são deixadas em segundo plano fazendo com que muitas vezes os empresários tomam decisões sem análise do mercado e até mesmo sem conhecimento a respeito dos concorrentes, o que dificulta a busca por competitividade.

O planejamento de marketing é tido como uma tecnologia que auxilia a organização a alcançar um alinhamento estratégico, com análise do ambiente interno e externo, o que auxilia na tomada de decisão de forma racional e objetiva, levando a empresa à melhor alocação dos recursos e consequentemente ao melhor desempenho organizacional, pois está diretamente ligada aos
objetivos, estratégias, táticas, implementação e controle.

O planejamento pode ser considerado como um meio para melhorar a orientação para o mercado, pois fornece um foco, e, se for dirigido com aquisição de informações sobre clientes e concorrentes, produzirá uma resposta coordenada para atender às necessidades dos clientes.

Identificar a missão e objetivos da organização; avaliar o desempenho atual x à missão e aos objetivos; criar planos para alcançar os objetivos; implantar planos e, por fim, avaliar resultados e renovar o processo de planejamento. Para que o planejamento ocorra de forma a garantir o sucesso organizacional, a formulação da estratégia deve envolver uma análise da situação atual, selecionar as estratégias adequadas, e colocá-las em prática, seguindo um controle para que sejam realizadas as devidas adequações. Segundo Siqueira (2005) é necessário definir os objetivos e partir para a análise interna da empresa, onde são avaliadas a eficiência operacional e a eficácia estratégica. Partindo dessa análise, é realizada a análise externa, em que há questões relevantes a serem analisadas, como:

- o setor de negócio é atrativo?

- a empresa tem uma posição vantajosa no setor?

- quais são as forças competitivas?

- quais os sistemas de valor?

Ainda dentro do planejamento de marketing há que se analisar também a SWOT, ferramenta de marketing, que vem das iniciais das palavras ingl esas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. As ameaças e oportunidades sãopartes da análise SWOT, sendo o estudo do ambiente externo à organização, em busca de ameaças e oportunidades. As forças e fraquezas são a outra parte da análise SWOT, trata dos pontos fortes e fracos da organização, ou seja, de seu ambiente interno.

Para as empresas que possuem o marketing como foco na gestão pela competitividade, deve-se levar em conta quanto tempo o cliente fica na empresa, quanto vale esse cliente para a empresa, o que ele compra, quando compra, como é mantido esse relacionamento e se há ou não um valor agregado ao cliente.

 

E então como anda a competitividade da sua empresa? 

 

Data de criação: 30/08/2018