Identidade Corporativa!!!!

Identidade Corporativa!!!!

Você sabe o que é identidade corporativa? Ou também chamado de identidade empresarial ou corporate identity? São conjuntos de atributos que tornam uma empresa especial e diferenciada, é a manifestação física de uma marca. Refere-se aos aspectos da identidade visual de uma empresa ou organização.

A identidade corporativa se manifesta de diversas formas. Ela está presente na marca gráfica, na comunicação interna e externa, no ambiente de atendimento, no material impresso, no layout da loja física ou de e-commerce, no portfólio de produtos etc. Seu desenvolvimento leva em consideração a imagem da marca, além de seu posicionamento no mercado.

A identidade corporativa é muito importante, principalmente quando o assunto é conquistar e manter a confiança tanto de consumidores finais, quanto de investidores. Por isso, aspectos como ética, transparência, competência para lidar com questões burocráticas e jurídicas, além de saúde financeira são pontos que precisam estar sempre bem alinhados.

Uma identidade corporativa que já alcançou certo grau de complexidade e sofisticação é capaz de trazer ganhos concretos aos empreendedores, principalmente se ocorre uma venda ou fusão: quanto mais valiosa é a marca e a identidade corporativa, mais valiosa se torna a própria empresa.

O desenvolvimento da identidade corporativa se estabelece a partir de quatro elementos básicos: Diferenciação, Relevância, Coerência e Reputação.

  • Diferenciação: sua empresa deve se evidenciar entre os concorrentes para que o consumidor se sinta atraído.
  • Relevância: deve criar um elo entre empresa e o que o público-alvo deseja.
  • Coerência: não deve existir contradição entre a organização e o que ela realmente faz. O discurso e a prática devem caminhar juntos.
  • Reputação: alinhados os tópicos anteriores, é possível que a empresa seja reconhecida no mercado e mantenha a sua reputação.

De qualquer forma, antes da identidade corporativa ser definida em uma organização, algumas questões devem estar bem alinhadas, como, por exemplo, definição do público-alvo e boa relação entre colaborador e empresa. Construir uma imagem corporativa vai muito além de criar uma imagem e propaga-la, é necessário gerar práticas verdadeiras, de dentro para fora, em um constante processo de amadurecimento corporativo.

Data de criação: 25/05/2018