Tenha foco no cliente!!

Tenha foco no cliente!!

Que o mundo empresarial vem passando por grandes transformações todo empresário já deve ter notado. E por isso, a importância das empresas tomarem o marketing como eixo no estabelecimento de suas estratégias. Transferir o foco, dos produtos/serviços, para a identificação dos desejos dos clientes. E nesse contexto deve-se avaliar as atividades do marketing como estratégia relevante para se destacar no mercado com base no desenvolvimento de diretrizes empresariais voltadas a ampliar as condições de competitividade. O foco nos clientes leva à formulação de estratégias capazes de criar valor para os clientes e de construir fortes relacionamentos. Utilizar a visão do marketing, no planejamento das empresas, propicia, obter uma diferenciação perante os concorrentes e um melhor posicionamento diante dos clientes.
Porém na atualidade não basta simplesmente planejar, deve-se haver a capacidade de medir o desempenho e prestar contas do que realmente é eficaz, poucos empresários se dão conta de avaliar as métricas e avaliar os prós e contras das estratégias utilizadas.
Hoje o profissional de marketing precisa compreender quantitativamente e mensurar melhores resultados para a empresa. A área de marketing vem sendo muito questionada quanto seus investimentos, afinal a tomada de decisão sem análises consistentes, tenderá ao erro.
Força de vendas, participação de mercado, distribuição, competência empresarial, recursos financeiros, marketing, mix de produtos, serviços aos clientes, qualidade dos produtos, pesquisa e desenvolvimento e produção, influenciam na avaliação da competitividade das empresas e na análise do mercado, sendo, portanto, de extrema importância para o sucesso das organizações.

No entanto, nem sempre os empresários veem o marketing como forma de agregar valor ao seu negócio, conquistar mercado e se posicionar perante à concorrência mais acirrada. Sendo esse, um dos principais desafios do marketing, e demonstrar aos empresários por meio de indicadores a identificação dos resultados gerados, é hoje um grande diferencial.
O planejamento de marketing é tido como uma ferramenta que auxilia a organização a alcançar um alinhamento estratégico, com análise do ambiente interno e externo, o que auxilia na tomada de decisão de forma racional e objetiva, levando a empresa à melhor alocação dos recursos e consequentemente ao melhor desempenho organizacional, pois está diretamente ligada aos objetivos, estratégias, táticas, implementação e controle, porém para tal situação é necessário por parte da empresa identificar quais os indicadores são necessários mensurar e assim conseguir alinhar e manter a melhor sinergia entre marketing x finanças.
E para dar conta de todo esse desafio, os modelos tradicionais de planejamento não são mais adequados à realidade do mercado, palavras como: indicadores, performance, métricas, retorno sobre investimento, satisfação do cliente, participação do mercado, ciclo de vida do cliente, qualidade percebida, branding, dentre outras passam a ser não mais discutidas de forma somente qualitativa, mas também quantitativamente, com base em indicadores que permitam ao empresário calcular os resultados de marketing.


Adriana Carvalho
Publicitária, mestre em engenharia de produção com foco em estudo de mercado, diretora da Interativa Marketing.
palestras@interativamarketing.com.br

Data de criação: 21/05/2018