O papel da liderança nos projetos de endomarketing

O papel da liderança nos projetos de endomarketing

A prestação de serviços está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica e social das pessoas, a ênfase em qualidade torna-se de extrema importância em todos os setores, fazendo com que surja, assim, a necessidade das empresas desenvolverem um entendimento apurado sobre qualidade na prestação de serviços, buscando alcançar a satisfação dos clientes, porém, muitas vezes esquecem-se de alimentar o cliente interno, o que faz com que empresas tenham baixo desempenho ou um alto turn-over, devido a falta de satisfação desse cliente, muitas vezes, esquecidos.

 

Pesquisas defendem que o endomarketing ocorre quando a organização tenta por meio de ações vender uma ideia positiva da empresa aos funcionários, pois tem a proposta de fechar uma lacuna que há entre os diferentes níveis da organização, desenvolvendo relações mais cooperativas, assim o conceito do endomarketing visa alinhar, sintonizar e sincronizar para implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa, que empregam comunicação interna pessoal, impressa, eletrônica ou digital, com o objetivo de facilitar e realizar trocas, construindo um bom relacionamento com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais, além de harmonizar e fortalecer relações, e consequentemente, melhorando a imagem da empresa e seu valor no mercado.

 

Para que haja o comprometimento de toda equipe é preciso que o ambiente tenha um clima saudável de realização e produtividade, onde considera-se que a liderança deve ser a força motriz em ações de endomarketing. A liderança tem o poder de recepção e transmissão de informações, afetando assim, a comunicação organizacional, onde tem o objetivo de promover da melhor forma a imagem da empresa junto aos seus funcionários, mas para isso, deve-se trabalhar em conjunto, introduzindo novas tecnologias no relacionamento entre as equipes, logo disseminando o conhecimento.

 

A liderança deve ser compartilhada em vários ambientes organizacionais e o desejo de comunicar, gerará melhor colaboração, onde somente os líderes qualificados chegarão ao nível de colaboração que desejam, sendo capaz de criar uma evolução para a visão da empresa, consequentemente desenvolvendo uma cultura de colaboração.

 

Logo, para transformar as estratégias da organização em realidade, e o que irá operacionalizar esse gerenciamento pode-se utilizar do método PDCA, método esse desenvolvido por WalterA. Shevart na década de 20, que significa; P = Planejar (plan); D = Executar (do); C = Controlar (control); A = Agir (action).

 

A organização precisa atuar em sintonia e a base disso é a missão, visão, valores e a política, pois essas bases, juntas, contribuem para a eficácia e desenvolvimento da organização.

 

As empresas devem ter foco no cliente, para garantir a sobrevivência no mercado, hoje em dia a comunicação interna torna-se mais urgente e necessária principalmente no que se refere a um programa que suportará estratégias e propostas a serem utilizadas em novos processos organizacionais. Para isso devem–se construir mensagens que sejam eficazes, éticas e favoráveis ao que está sendo proposto.

Pense nisso e reveja seus processos internos.

 

Adriana Carvalho

Publicitária, mestre em engenharia de produção com foco em estudo de mercado, diretora da Interativa Marketing.

palestras@interativamarketing.com.br

 

Data de criação: 16/04/2018

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